segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CONCERTO NO TEATRO SÃO JOÃO



            Neste sábado a Banda de Música do Curso de Extensão e Capacitação para Mestres de Bandas da UFC realizou um belo concerto no Teatro São João em Sobral-CE. A banda é composta por regentes e músicos de várias cidades, entre eles eu, que represento com muito prazer a Banda de Música de Ipaporanga. Tocamos como abertura da apresentação a peça de dificílima execução “O Guarani” de Antonio Carlo Gomes e arranjo de Herbert L. Clarke. A obra se destaca por exigir dos músicos muita atenção ao condutor, pois contém muitas variações rítmicas e cobra um elevado nível de técnica dos instrumentistas. Também foram executadas as peças: Gaúcho, num arranjo valioso de Pixiguinha e Aquarela do Brasil de Ary Barroso.
         O grupo tem como professor e maestro o Dr. Marco Toledo, que possui vasto saber na área da música, em especial bandas de música. O Maestro tocou e estudou em vários países e hoje é professor de música da Universidade Federal do Ceará na cidade de Sobral, transmitindo seus conhecimentos com muita dedicação aos músicos do interior do estado.
Banda do Curso de Capacitação junto com a Banda de Sobral tocando "Os Boêmios".

      Além da banda do curso se apresentaram o quarteto se de saxofones liderado pelo Maestro Jorge Nobre “Saxteto” da cidade de Ipú e a Banda de Música de Sobral regida pelo Maestro Wanderley. Foi uma noite maravilhosa onde uma plateia de gosto musical apurado vibrou a cada obra instrumental.
         Em tempos de conflitos éticos e políticos, manifestações como esta trazem para as pessoas momentos de prazer e reflexão. A música expressa o lado bom do homem, o lado divino. Ela tem e sempre terá o poder de nos transportar de uma sociedade com falhas para um universo de total prazer e contentamento.
         Obrigado aos professores, maestros, músicos e organizadores que se empenham em fazer o bem.

                                                                            Por: Arquimedes Ribeiro
Saxteto de Ipú

Teatro São João
Músicos e Regentes