sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Festival Jazz e Blues e projeto música é para a vida


Alunos e arte-educadores da Rede Estadual de Ensino terão a oportunidade de aliar arte e educação ao participar do Projeto Música é para Vida. As inscrições começam nesta sexta-feira, dia 30, e seguem até 09 de dezembro. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o projeto possibilita amplo acesso ao universo da música, por meio de um programa que contempla etapas que vão desde a sensibilização para iniciantes até a formação mais aprofundada para aqueles já familiarizados com a prática instrumental. Os interessados devem acessar o site http://www.jazzeblues.com.br/.

A programação se estende até julho de 2013. Iniciado em 2012, o projeto traz novidades em sua segunda edição. Além de vivenciar as Residências Artísticas do Festival Jazz e Blues alunos e educadores terão acesso a todas as oficinas do Festival Música na Ibiapaba. Assim, o Projeto Música é Para a Vida constrói uma programação exclusiva voltada ao aperfeiçoamento técnico-musical e à formação pessoal através da arte.

As atividades terão início em janeiro próximo com as Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical que acontecem nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), no Interior, e na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza. Nesta fase, serão selecionados 100 alunos e 20 arte-educadores para participar das demais etapas do projeto. Em fevereiro do mesmo ano, será o momento das Residências Artísticas, nos municípios de Pacoti e Guaramiranga.

Música é para Vida

Em seu primeiro ano, o Música é para Vida recebeu mais de 1.800 inscrições. Após uma pré-seleção, 600 estudantes e professores de 102 municípios cearenses participaram das Oficinas de Sensibilização. Uma equipe formada por professores e produtores, guiada pelo coordenador pedagógico do projeto, professor do curso de música da Universidade Estadual do Ceará, Heriberto Porto, esteve em 21 municípios para ministrar oficinas de sensibilização musical. Depois dessa etapa, 120 foram selecionados, entre jovens e arte-educadores, para fazer parte das residências artísticas. Os professores, profissionais renomados no cenário musical brasileiro, ministraram oficinas de prática de instrumento, prática em conjunto, construção de instrumentos, harmonia, improvisação, entre outras. Após a semana de estudo, os alunos subiram ao palco da Cidade Jazz & Blues, nos quatro dias de evento, programação que ficou conhecida como “Toca Jazz”.

Fonte: www.seduc.ce.gov.br