quarta-feira, 1 de agosto de 2012

IX EDIÇÃO DO FESTIVAL MÚSICA NA IBIAPABA

                   


         Aconteceu na cidade de Viçosa do Ceará a IX edição do Festival Música na Ibiapaba. O evento que sempre ocorre na ultima semana do mês de julho teve sua abertura no dia 21 e encerramento no dia 28/07 com as apresentações das oficinas musicais, neste ano foram ofertados 56 cursos que atenderam em média 1.000 alunos do Ceará e de outros estados.
         Importantes artistas da música brasileira estiveram participando do festival, podendo citar entre eles a dupla de choro Alessandro Penezzi (Violão) e Alexandre Ribeiro (Clarinete), o sanfoneiro Valdones que esteve homenageando o eterno Luiz Gonzaga em seu centenário e a Orquestra Sinfônica da UECE que se apresentou no primeiro dia.
          Este ano 11 (onze) integrantes da Banda de Música de Ipaporanga tiveram a grande oportunidade de estudar com professores capacitados nas áreas específicas de atuação instrumental, teórica e condução:
Arquimedes Ribeiro; Regência e Metodologia Aplicada a Bandas, Introdução a Musicoterapia, Clarinete, Pratica de Bandas, Pratica de Conjuntos/Sopros.
Kaio Lima; Flauta transversal, Laboratório coral, Pratica de conjunto de choro.
Willian Lima; Clarinete, Pratica de conjunto de choro, Pratica de Bandas.
Gustavo Alves; Clarinete, Leitura musical, Prática de Conjunto/Sopros.
Diego Siqueira; Saxofone, Ceará plural, Leitura rítmica I
Fabiana Lima; Saxofone, Laboratório coral, Leitura rítmica I, Introdução ao mercado musical, Pratica de Conjunto/Sopros.
Fúlvio Bezerra; Trompete, Leitura musical II, Pratica de Conjunto/Sopros, Pratica de Bandas.
Joyce Teodorico; Trompete, Leitura rítmica I, Laboratório Coral, Pratica de Conjunto/Sopros.
Olavo Mendes; Trombone, Pratica de Conjunto/Sopros, Pratica de Bandas.
Jair Leitão; Bombardino, Leitura rítmica I, Pratica de Conjunto/Sopros.
Wellington Souza; Tuba, Leitura rítmica I, Pratica de Conjunto/Sopros, Pratica de Bandas.
           Os músicos ipaporanguenses tiveram suas despesas custeadas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Município de Ipaporanga-Ce. O apoio a ida ao festival e o incentivo financeiro dado todos os anos proporciona aos jovens talentos a oportunidade de crescimento profissional tão almejada. Aqueles que não conheciam o festival gostaram bastante, os que já haviam participado de outras edições comprovam sua importância a cada ano que comparecem. Agora é pôr em pratica todos os conhecimentos adquiridos bem como repassar aos colegas as novas experiências e informações.

Por: Arquimedes Ribeiro

Fotos: